-
Arquitetos: Kashef Chowdhury - URBANA
- Área: 4536 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Hélène Binet
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um volumo cúbico num terreno urbano de proporções reduzidas e com generosos balanços em cada pavimento
Vistas de quase 270 graus do terreno: um objeto na cidade e uma plataforma para avistar a cidade.
Ganhos intensos de calor na fachada oeste necessitavam tratamento: os grandes balanços oferecem proteção solar e da chuva - uma fachada aconchegante de madeira para a cidade.
As aberturas que criam uma paisagem urbano.
Planos Múltiplos
A necessidade de sombreamento na fachada oeste foi o ponto de partida para ganhar uma vantagem adicional. No pavimento de cobertura os planos projetados conferem sombra, no pavimento térreo, a presença de varandas amplia o espaço. Essa estratégia traz privacidade em relação à rua, enquanto atua como barreira sonora para se resguardar dos ruídos da rua. O que permanece aparente são as nuvens: um sentimento de morar em 'apartamentos no céu'.
Resposta à condições climáticas
Grandes vigas em balanço acompanham o perímetro do edifício confere a proteção mais que necessária para a chuva e sol intensos. As aberturas são grandes e estão sempre sombreadas. Embora existam provisões para os ar-condicionados, todos os ambientes desfrutam de boa ventilação natural, principalmente nos quartos, que estão localizados nas esquinas.
Os espaços de estar são contínuos - estão ao longo de todo o comprimento do apartamento, portanto as aberturas e varandas em ambos os lados e garantem que essas áreas se beneficiem da ventilação cruzada. Todas estas estratégias auxiliam a criar interiores confortáveis, sem ganho direto de calor, sempre com ar fresco circulando.
Soluções Verdes
A maioria da água recolhida no terreno é armazenada num grande reservatório no subterrâneo. Uma pequena área verde é criada no térreo e repetida no telhado, enquanto as instalações de serviço na cobertura são cuidadosamente projetadas para que todo o telhado permaneça organizado e utilizável.
Luxo e Estética
Encomendado pelo cliente - uma das maiores construtoras imobiliárias do país - para criar um novo patamar em propriedades de luxo, o arquiteto respondeu com uma arquitetura que emprega os materiais mais mundanos e acabamentos simples, mas que foram tratados para criar ambientes com aspecto luxuosos. A abundância das áreas verdes, luz e ventilação natural, além de detalhamento cuidadoso da limitada paleta de materiais criam uma estética aconchegante
Isso é reforçado pelo grande emprego de madeira nas superfícies externas, destacados pelas saliências de concreto em balanço, que fornecem proteção contra a chuva e o sol. Os jardins da fachada balançam levemente com a brisa constante e criam uma animação no edifício.